Retrans - Rede Transcultural Holista

Tecendo Redes de Saberes e Conversações

Mitos sobre o aquecimento global desmentidos pela ciência

O site científico americano Skeptical Science elaborou uma lista de mitos utilizados por céticos que tentam negar o aquecimento global.  A lista traz o mito e o que a ciência diz sobre ele, em 140 caracteres.

 

O site científico americano Skeptical Science elaborou uma lista de mitos utilizados por céticos que tentam negar o aquecimento global. A lista traz o mito e o que a ciência diz sobre ele, em 140 caracteres.

Cada uma dessas respostas está fundamentada com um link a uma explicação científica, como o leitor poderá ver no original aqui, ou traduzido para o português aqui.

Segue abaixo a lista dos argumentos, traduzidos por Déborah Danowski.

 

Argumento cético X O que a ciência diz:

1 – “O clima já mudou antes" – O clima reage a tudo que o força a mudar naquele momento; os humanos são agora a força dominante.

2 – “É o sol” – Nos últimos 35 anos de aquecimento global, o sol e o clima têm caminhado em direções opostas.

3 – “Não é ruim” –Os impactos negativos sobre a agricultura, a saúde e o meio ambiente ultrapassam de longe os positivos.

4 – “Está esfriando” – A última década, 2000-2009, foi a mais quente já registrada.

5 – “Não há consenso” – 97% dos especialistas do clima concordam que os humanos estão causando o aquecimento global.

6 – “Os modelos não são confiáveis – Os modelos reproduzem com sucesso as temperaturas globais desde 1900, em terra, no ar e no oceano.

7 – “Os registros de temperatura não são confiáveis” – A tendência de aquecimento é a mesma nas áreas rurais e urbanas, medida por termômetros e satélites.

8 – “Os animais e as plantas conseguem se adaptar” – O aquecimento global causará a extinção em massa das espécies que não conseguirem se adaptar num curto intervalo de tempo.

9 – “O clima não esquentou desde 1998" – Pelos registros globais, 2010 foi o ano mais quente já registrado, empatando com 2005.

10 – “O gelo da Antártica está aumentando” – As medições por satélites mostram que a Antártica está perdendo gelo terrestre em velocidade crescente.

11 – “Nos anos 70 se previu uma Idade do Gelo” – A grande maioria dos artigos publicados por climatologistas nos anos 1970 previa um aquecimento.

12 – "Há defasagem cronológica entre o aumento de CO2 e o aumento da temperatura" [i.e.: as mudanças no CO2 se seguem às mudanças na temperatura, e com uma defasagem de 600 a 1000 anos] – Nos intervalos entre as Idades do Gelo do passado o CO2 não iniciou o aquecimento, mas o amplificou

13 – “Estamos caminhando para uma Idade do Gelo” – A preocupação deve ser com os impactos do aquecimento global nos próximos 100 anos, e não com uma Idade do Gelo daqui a 10 mil anos.

14 – “A acidificação dos oceanos não é um problema sério” – A história passada mostra que, quando o CO2 subiu rapidamente, houve extinção em massa de recifes de corais

15 – “Os gráficos em forma de taco de hockey estão desacreditados” – Os estudos recentes concordam que as recentes temperaturas globais não têm precedentes nos últimos 1000 anos.

16 – “Os furacões não estão ligados ao aquecimento global” – Há evidência crescente de que os furacões estão ficando mais fortes devido ao aquecimento global.

17 – “As geleiras estão crescendo” – A maioria das geleiras está diminuindo, criando um sério problema para milhões de pessoas que dependem delas para obter água.

18 – “A sensibilidade climática é baixa” – A quantidade líquida de retroalimentação positiva é confirmada por muitas linhas diferentes de evidências.

19 – “Al Gore errou” – O livro de Al Gore é bastante preciso, muito mais preciso que os argumentos dos que negam o aquecimento.

20 – “São os raios cósmicos” – Os raios cósmicos não mostram uma tendência nos últimos 30 anos e tiveram pouco impacto sobre o aquecimento global recente.

21 – “1934: o ano mais quente já registrado” – 1934 foi um dos anos mais quentes nos EUA, mas não globalmente.

22 – "Climategate: Os emails do Climatic Research Unit (Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia) sugerem que há uma conspiração" – Investigações independentes mostraram que não houve má conduta dos cientistas nesse incidente dos emails explorado pela mídia.

23 – “Está um frio de rachar” – Um dia frio em uma localidade particular não tem nenhuma relação com a tendência de longo prazo de aumento global na temperatura.

24 – "Eventos climáticos extremos não são causados pelo aquecimento global" – Eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes e fortes por causa do aquecimento global.

25 – “A elevação do nível do mar está sendo exagerada” – Vários métodos diferentes de medição mostraram que houve uma elevação regular do nível dos oceanos no século passado.

26 – “É efeito das ilhas urbanas de calor” – As regiões urbanas e rurais mostram a mesma tendência de aquecimento.

27 – “Marte está esquentando” – Marte não está esquentando globalmente.

28 – “O derretimento do gelo do Ártico é um ciclo natural” – O espesso gelo marinho do Ártico está sofrendo uma rápida diminuição.

29 – “O efeito do aumento do CO2 é pequeno ou nulo” – O forte efeito do CO2 tem sido observado em diferentes medições.

30 – “O Período Medieval Quente era mais quente” – A temperatura global média atual é mais alta que a temperatura global na época medieval.

31 – “É um ciclo de 1500 anos” – Os ciclos naturais antigos são irrelevantes para a atribuição da causa do aquecimento global recente aos humanos.

32 - "Os oceanos estão esfriando" - As medições mais recentes nos oceanos mostram um firme aquecimento.

33 - "O CO2 produzido pelos humanos é uma minúscula fração das emissões de CO2" - O ciclo natural adiciona e remove CO2 para manter um equilíbrio; os humanos adicionam CO2 extra sem remover nenhum.

34 - "O vapor d'água é o mais poderoso dentre os gases de efeito estufa" - O aumento do CO2 aumenta a quantidade de vapor d'água na atmosfera, o que torna o aquecimento global muito pior.

35 - "O IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) é alarmista" - O IPCC resume a pesquisa recente dos mais importantes cientistas.

36 - "A Groenlândia era verde" - Outras partes da terra esfriaram quando a Groenlândia esquentou.

37 - "O gelo da Groenlândia está aumentando" - A Groenlândia como um todo está perdendo gelo, o que é confirmado pelas medições por satélite.

38 - "O número de ursos polares está aumentando" - Os ursos polares estão em perigo de extinção, assim como muitas outras espécies.

39 - "Não está acontecendo" - Há muitas linhas de evidência que indicam que o aquecimento global é inequívoco.

40 - "Outros planetas estão esquentando" - Marte e Júpiter não estão esquentando, e, de todo modo, o sol nos últimos tempos tem esfriado levemente.

41 - "Não há evidências empíricas" - Há diversas linhas de observação direta de que os humanos estão causando o aquecimento global.

42 - "A limitação das emissões de CO2 irá prejudicar a economia" - Os benefícios da taxação do dióxido de carbono ultrapassam em muito os custos.

43 - "O gelo marinho do Ártico já se recuperou" - O gelo marinho espesso do Ártico está encolhendo rapidamente.

44 - "Estamos saindo da Pequena Idade do Gelo" - Os cientistas concluíram que os fatores que causaram o resfriamento na Pequena Idade do Gelo não estão causando o atual aquecimento global.

45 - "O CO2 não é um poluente" - Por seus impactos no clima, o CO2 representa um perigo para a saúde e o bem-estar públicos, e por isso satisfaz à denominação de poluente do ar.

46 - "Houve um resfriamento em meados do século XX" - O resfriamento em meados do século XX foi devido aos aerossóis e é irrelevante para o recente aquecimento global.

47 -  "Não há correlação entre CO2 e temperatura" - Há uma correlação de longo prazo entre o CO2 e a temperatura global; outros efeitos são de curto prazo.

48 - "O CO2 é alimento para as plantas" - Os efeitos de um aumento do CO2 sobre as plantas terrestres são variados e complexos, dependendo de inúmeros fatores.

49 - "Já esquentou antes de 1940, quando a taxa de CO2 era baixa" - O aquecimento no início do século XX se deveu a causas diversas, inclusive o aumento de CO2.

50 - "Os satélites não mostram aquecimento na troposfera" - Os dados de satélite mais recentes mostram que a terra como um todo está esquentando.

51 - "A quantidade de CO2 era maior no passado" - No passado, quando a quantidade de CO2 era maior, o sol era mais frio.

52 - "São os aerossóis" - Os aerossóis têm mascarado o aquecimento global, que de outro modo estaria pior.

53 - "É o El Niño" - O El Niño não apresenta uma tendência, e por isso não é responsável pela tendência do aquecimento global.

54 - "A perda de gelo do Monte Kilimanjaro se deve ao uso da terra" - A maior parte das geleiras do mundo estão encolhendo rapidamente, embora haja alguns casos complexos.

55 - "Não há ponto quente [hot spot] na troposfera" - Vemos claramente a existência de um "ponto quente de curto prazo", e há várias evidências de um "ponto quente de longo prazo".

56 - "O inverno de 2009-2010 teve ondas de frio recordes" - Um dia frio de inverno em Chicago não tem nada a ver com a tendência de aquecimento global.

57 - "É a Oscilação Decenal do Pacífico" - A ODP não mostra uma tendência, e, portanto não é responsável pela tendência de aquecimento global.

58 - "Os cientistas não conseguem nem prever o tempo" - Tempo e clima são coisas diferentes. Previsões climáticas não necessitam dos detalhes do tempo.

59 - "É um ciclo natural" - Nenhum forçamento natural conhecido é capaz de explicar os níveis de aquecimento observado, exceto os gases de efeito estufa antropogênicos.

60 - "A 2ª lei da termodinâmica contradiz a teoria do efeito estuda" - A 2ª lei da termodinâmica é coerente com o efeito estufa que é diretamente observado.

61 - "O IPCC estava errado sobre as geleiras do Himalaia" - As geleiras estão encolhendo rapidamente no mundo todo, apesar de 1 erro em 1 parágrafo do relatório de 1.000 páginas do IPCC.

62 - "Limitar as emissões de CO2 será prejudicial para os pobres" - Aqueles que menos contribuem para as emissões de gases de efeito estufa serão os que sofrerão os maiores impactos das mudanças climáticas.

63 - "São os oceanos" - Os oceanos estão esquentando e, mais ainda, estão se tornando mais ácidos, o que ameaça a cadeia alimentar.

64 - "O IPCC estava errado sobre a Floresta Amazônica" - As afirmações do IPCC sobre a Floresta Amazônica estão corretas, e foram incorretamente reproduzidas por alguns meios de comunicação

65 - "Não somos nós" - Diversos conjuntos de observações independentes mostram uma influência humana nas mudanças climáticas.

66 - "O manto de gelo da Groenlândia não irá derreter" - Quando a Groenlândia era de 3 a 5 º C mais quente que hoje, uma grande parte do Manto de Gelo derreteu.

67 - "As previsões de elevação do nível do mar são exageradas" - A elevação do nível do mar está agora aumentando mais rápido que o previsto porque o gelo está derretendo mais rápido que o esperado.

68 - "O efeito estufa do CO2 está saturado" - Medições diretas constatam que o CO2 continua armazenando mais calor, o que mostra que o efeito estufa do CO2 não está saturado.

69 - "Os corais são resistentes ao branqueamento" - Aproximadamente 1% dos corais estão morrendo a cada ano no mundo todo.

70 - "As nuvens atuam como uma retroalimentação negativa" - Acumula-se evidências de que a retroalimentação das nuvens é provavelmente positiva e é improvável que seja fortemente negativa.

71 - "Os vulcões emitem mais CO2 que os humanos" - Os humanos emitem 100 vezes mais CO2 que os vulcões.

72 - "O efeito estufa já foi refutado" - O efeito estufa é física básica, e é confirmado pelas observações.

73 - "É o metano" - O metano tem um papel menor no aquecimento global, mas pode piorar muito se o permafrost (solo e subsolo permanentemente congelados) começar a degelar.

74 - "O CO2 tem uma permanência curta na atmosfera" - O excesso de CO2 das emissões humanas tem uma permanência longa, de mais de 100 anos.

75 - "A umidade está baixando" - Diversas linhas independentes de evidência indicam que a umidade está subindo e que causa uma retroalimentação positiva.

76 - "Netuno está esquentando" - E o sol está esfriando.

77 - "As primaveras não estão se antecipando" - Centenas de espécies de flores no Reino Unido estão florescendo mais cedo do que há 250 anos.

78 - "Jupiter está esquentando" - Jupiter não está esquentando, e de todo modo o sol está esfriando.

79 - "É o uso da terra" - O uso da terra tem um papel menor nas mudanças climáticas, embora o sequestro de carbono possa ajudar a mitigá-las.

80 - "A ciência não está estabelecida" - O conhecimento de que o CO2 antropogênico está causando o aquecimento global possui um alto nível de certeza e é confirmado pelas observações.

81 - "As medições de CO2 são suspeitas" - Os níveis de CO2 são medidos por centenas de estações espalhadas pelo mundo, e todas relatam a mesma tendência.

82 - "O aquecimento global parou em 1998, 1995, 2002, 2007, 2010, ???" - A temperatura global ainda está subindo, e 2010 foi o ano mais quente já registrado.

83 - "500 cientistas refutam o consenso" - Aproximadamente 97% dos especialistas em climatologia concordam que os humanos estão causando o aquecimento global.

84 - "O CO2 não está aumentando" - O CO2 está aumentando rapidamente, e está alcançando níveis que há milhões de anos não são vistos na terra.

85 - "O recorde na precipitação de neve desmente o aquecimento global" - O aquecimento leva a um aumento na evaporação e na precipitação, o que significa mais neve no inverno.

86 - "O CO2 está vindo dos oceanos" - Os oceanos estão aborvendo enormes quantidades de CO2, e como resultado disso estão se tornando mais ácidos.

87 - "Os cientistas tentaram 'esconder o declínio' na temperatura global" - O 'declínio' se refere à diminuição na largura dos "anéis das árvores" do hemisfério norte, não à temperatura global, e foi abertamente discutido em artigos e relatórios do IPCC.

88 - "Plutão está esquentando" - E o sol vem esfriando nos últimos tempos.

89 - "O comprimento dos ciclos solares prova que é o sol" - O sol não esquenta desde 1970, e por isso não pode estar causando o aquecimento global.

90 - "O Ártico era mais quente em 1940" - Os dados reais mostram que as altas latitudes no hemisfério norte estão mais quentes hoje que em 1940.

91 - "O gelo marinho antártico está aumentando" - O gelo marinho da Antártica aumentou nas últimas décadas apesar de um concomitante aquecimento no oceano antártico.

92 - "O IPCC está superestimando o aumento de temperatura" - Lord Monckton (um dos principais céticos que tem contestado o aquecimento em palestras pelo mundo) usou a equação do IPCC de maneira inapropriada.

93 - "O CO2 não é a única causa do clima" - A teoria, os modelos e as medições diretas confirmam que o CO2 é atualmente a principal causa das mudanças climáticas.

94 - "É influência dos microsítios" - A influência dos microsítios sobre as mudanças de temperatura são mínimas; sítios bons e ruins mostram a mesma tendência.

95 - "É o albedo" - A alteração no albedo do Ártico, devida ao encolhimento do gelo, está aumentando o aquecimento global.

96 - "A largura dos anéis das árvores divergem das temperaturas após 1960" - Este é um detalhe complexo, local e irrelevante para a tendência de aquecimento global observada.

97 - "É a fuligem" - A fuligem fica na atmosfera durante dias ou semanas; o dióxido de carbono causa um aquecimento que dura séculos.

98 - "Os humanos são insignificantes demais para afetar o clima global" - Os humanos são pequenos, mas poderosos, e as emissões humanas de CO2 estão causando um aquecimento global.

99 - "Limitar as emissões de CO2 fará pouca diferença" - Se todos os países concordarem em limitar as emissões de CO2, poderemos conseguir cortes significativos em escala global.

100 - "As estações desconsideradas introduziram um desvio de aquecimento" - Se os dados das estações desconsideradas tivessem sido mantidos, as temperaturas na verdade seriam levemente mais altas.

101 - "Lindzen e Choi encontraram uma baixa sensibilidade climática" - Outros climatologistas consideram que o artigo de Lindzen e Choi contém erros inaceitáveis.

102 - "Energia renovável é cara demais" - Se contarmos todos os custos associados com a queima de carvão e outros combustíveis fósseis, como poluição do ar e efeitos sobre a saúde, na verdade eles são bem mais caros que a maioria das fontes de energia renováveis.

103 - "É o aumento da intensidade global da luz" - Esse é um efeito complexo dos aerosóis, e seu significado para a temperatura não está claro.

104 - "Phil Jones diz que não há aquecimento global desde 1995" - Não foi isso o que Phil Jones disse.

105 - "A previsão que Hansen fez em 1988 estava errada" - Jim Hansen fez previsões para vários cenários possíveis; suas previsões para o cenário de nível médio B estavam corretas.

106 - "Mudaram o nome de aquecimento global para mudanças climáticas" - "Aquecimento global" e "mudanças climáticas" significam coisas diferentes e ambas as expressões têm sido usadas há décadas.

107 - "É a alternância de regimes climáticos" - Não há evidências de que o clima tenha "regimes" caóticos de longo prazo.

108 - "O processo de revisão interpares era desonesto" - Uma sindicância independente concluiu que as ações da CRU (Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia) foram normais e não ameaçavam a integridade da revisão interpares.

109 - "Menos da metade dos cientistas com publicações endossam o aquecimento global" - Aproximadamente 97% dos especialistas do clima concordam que os humanos estão causando o aquecimento global.

110 - "A perda do gelo marinho ártico é equivalente ao ganho de gelo marinho antártico" - A perda de gelo marinho no Ártico é três vezes maior que o ganho de gelo marinho na Antártica.

111 - "Não é urgente" - Um alto grau de aquecimento está latente, e se não agirmos agora, podemos ultrapassar os pontos críticos.

112 - "Os ciclos solares causam o aquecimento global" - Durante as últimas décadas, o sol tem esfriado levemente, e é irrelevante para o recente aquecimento global.

113 - "O gelo não está derretendo" - O gelo marinho do Ártico já perdeu uma área equivalente à Austrália oriental, e o gelo marinho de verão ou plurianual pode desaparecer em menos de uma década.

114 - "A Terra não esquentou tanto quanto se esperava" - Esse argumento ignora o efeito de resfriamento dos aerossóis e a inércia térmica do planeta.

115 - "A elevação do nível do mar está desacelerando" - Os dados globais mostram que a elevação do nível do mar tem aumentado desde 1880, e as previsões da elevação futura baseiam-se na física, não na estatística.

116 - "Pedidos baseados na lei de Liberdade de Informação (FOI) foram ignorados” - Uma investigação independente revelou que a CRU é um centro de pesquisas pequeno, com recursos limitados, e não há dúvidas sobre seu rigor e honestidade.

117 - "Mais de 31.000 cientistas assinaram a petição organizada pelo OISM (Oregon Institute of Science and Medicine) - A petição do OISM só foi assinada por alguns poucos cientistas.

118 - "É difícil demais" - Estudos científicos determinaram que a tecnologia atual é suficiente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em grau suficiente para evitar mudanças climáticas perigosas.

119 - "É o ozônio" - O ozônio tem um efeito pequeno.

120 - "O IPCC 'sumiu' com o Período Quente Medieval" - O IPCC simplesmente atualizou seus gráficos de histórico da temperatura para mostrar os melhores dados disponíveis na época.

121 - "O estudo de Naomi Oreskes sobre o consenso estava errado" - Benny Peiser, que criticou Oreskes, acabou retirando sua crítica.

122 - "Trenberth não consegue explicar a ausência de aquecimento" - Trenberth está se referindo a detalhes do fluxo de energia, e não a se o aquecimento global está ou não acontecendo.

123 - "O clima é caótico e não pode ser previsto" - O tempo é caótico, mas o clima é influenciado pelo desequilíbrio energético da Terra, que é mais previsível.

124 - "O derretimento do gelo não está aquecendo o Ártico" - O derretimento do gelo faz com que mais luz solar seja absorvida pela água, o que esquenta o Ártico.

125 - "A perda dos mantos de gelo está sendo superestimada" - Diversas medições independentes encontraram uma extensa perda de gelo na Antártica e na Groenlândia.

126 - "Uma queda na atividade vulcânica causou o aquecimento" - Os vulcões não tiveram um efeito de aquecimento no recente aquecimento global – se houve algum efeito, foi de resfriamento.

127 - "Os renováveis não são suficientes para fornecer energia de base" - Uma combinação de fontes renováveis complementada por gás natural pode fornecer energia de base.

128 - "Erros nas medições por satélites inflaram as temperaturas dos Grandes Lagos" - Os erros das medições por satélites na região dos Grandes Lagos não são usados em nenhum registro das temperaturas globais.

129 - "A respiração contribui para o acúmulo de CO2" - Na expiração, nós apenas devolvemos para o ar o mesmo CO2 que estava lá antes.

130 - "O consenso do IPCC é forjado" - 113 países assinaram o relatório do IPCC de 2007, o qual apenas resume o corpo atual de evidências na ciência da climatologia.

 131 - "Soares descobriu que não há correlação entre o CO2 e a temperatura" - Soares analisou tendências de curto-prazo altamente influenciadas pelas variações naturais, e ignorou a correlação de longo-prazo.

132 - "O CRU manipulou os dados  da temperatura" - Uma investigação independente checou as fontes primárias de dados e conseguiu reproduzir os resultados do CRU.

133 - "O vapor d'água na estratosfera parou o aquecimento global" - Essa possibilidade significa apenas que o aquecimento global futuro pode ser ainda pior.

134 - "As emissões de CO2 não têm correlação com a concentração de CO2" - Que os humanos estão causando o aumento de CO2 na atmosfera é confirmado por muitas análises isotópicas.

135 - "O sol está esquentando" - O sol acabou de passar pelo período de mais baixa atividade nos últimos 100 anos.

136 - "Mauna Loa é um vulcão" [ou seja, os dados da estação de Mauna Loa estariam sendo influenciados pelas emissões do vulcão] - A tendência global é calculada a partir de centenas de estações de medição de CO2 e é confirmada por satélites.

137 - "É calor residual" - O aquecimento causado pelo efeito estufa está adicionando 100 vezes mais calor no clima do que o calor residual.

138 - "Um aumento exponencial de CO2 resultará num aumento linear da temperatura" - Os níveis de CO2 estão subindo tão rápido que, a menos que se reduzam as emissões, haverá uma aceleração do aquecimento global neste século.

139 - "A cobertura de neve bateu o recorde no inverno de 2008/2009" - A cobertura de neve no inverno 2008/2009 ficou dentro da média; a tendência de longo prazo na primavera e verão e a cobertura anual estão em rápido declínio.

140 - "O nível do mar não está subindo" - A alegação de que o nível do mar não está subindo se baseia em gráficos escandalosamente adulterados, e são refutados pelas observações.

141 - "Estamos nos aproximando de um resfriamento - Não têm fundamento científico as afirmações de que o planeta vai começar a esfriar num futuro próximo.

142 - "Esquentou na mesma velocidade nos períodos 1860-1880 e 1910-1940" - A tendência de aquecimento de 1970 a 2001 é maior que o aquecimento de 1860 a 1880 e de 1910 a 1940.

143 - "Venus não tem um efeito estufa extremo” - Muito provavelmente Venus já sofreu antes uma fase de efeito estufa galopante ou "úmido", e hoje  é mantido quente por uma atmosfera densa em CO2.

144 - "A Antártica é fria demais para perder gelo" - As geleiras estão derretendo mais rápido para o oceano porque os mantos de gelo estão ficando mais finos devido ao aquecimento dos oceanos.

145 - "O nível dos oceanos tem relação com as manchas solares" - Esse detalhe é irrelevante para a observação do aquecimento global causado pelos humanos.

146 - "O nível de CO2 era mais alto no período Ordoviciano tardio" - O sol era bem mais frio durante o Ordoviciano.

147 - "São os CFCs" - A contribuição dos CFCs (clorofluorocarbonetos) é pequena.

148 - "Os cientistas voltaram atrás na alegação de que o nível do mar está subindo" - Os autores do artigo de Siddall escrito em 2009 voltaram atrás porque a elevação do nível do mar que previam estava baixa demais.

149 - "O aquecimento é que causa o aumento de CO2" - O aquecimento recente se deve ao aumento de CO2.

150 - "Os atóis de corais crescem com a elevação do nível do mar" - Milhares de atóis de corais se "afogaram" porque foram incapazes de crescer rápido o bastante para sobreviver à elevação do nível do mar

151 - "A Groenlândia só perdeu uma pequena porção de sua massa de gelo" - A perda de gelo na Groenlândia está se acelerando e contribuirá com alguns metros para a elevação do nível do mar nos próximos séculos.

152 - "O DMI (Danish Meteorological Institute) mostra que o Ártico está esfriando" - Embora as máximas no verão tenham mostrado uma baixa tendência de aumento, a média anual das temperaturas no Ártico subiu fortemente nas últimas décadas.

153 - "Os céticos ficaram de fora do IPCC?" - Os registros oficiais, os editores e os emails sugerem que os cientistas do CRU agiram dentro do espírito, se não da letra, das regras do IPCC.

154 - "A retroalimentação positiva significa um aquecimento descontrolado" - A retroalimentação positiva não levará a um aquecimento descontrolado; os estágios subsequentes nos ciclos de retroalimentação serão cada vez mais fracos, limitando a amplificação.

155 - "São só alguns graus” - Um aquecimento de alguns graus terá um enorme impacto sobre os mantos de gelo, o nível dos mares e outros aspectos do clima.

156 - "Limitar a emissão de CO2 não vai esfriar o planeta" - Limitar o CO2 não vai esfriar o planeta, mas fará a diferença entre um aquecimento global contínuo em níveis catastróficos e uma diminuição e até uma paralização do aquecimento em níveis talvez seguros.

157 - "É a variabilidade interna" - A variabilidade interna só explica uma pequena parte do aquecimento e do resfriamento em intervalos de décadas, e estudos científicos mostraram de maneira consistente que ela não explica o aquecimento ao longo do século passado.

158 - "O investimento em energia renovável diminui o nível de empregos" - O investimento em energias renováveis cria mais empregos do que o investimento em energia de combustíveis fósseis.

159 - "São as transmissões de microondas dos satélites" - As transmissões dos satélites são extremamente pequenas e irrelevantes.

160 - "A Royal Society considera o ceticismo" - Mesmo assim, a Royal Society afirma veementemente que a atividade humana é a causa dominante do aquecimento global.

161 - "O CO2 causa somente 35% do aquecimento global" - O CO2 e a retroalimentação de vapor d'água são as maiores causas do aquecimento global.

162 - "Não tínhamos aquecimento global durante a Revolução Industrial" - As emissões de CO2 eram muito menores há 100 anos.

163 - "Hansen previu que a West Side Highway ficaria embaixo d'água" - Hansen estava especulando sobre as mudanças que poderiam acontecer se o CO2 duplicasse.

164 – “Ljungqvist derrubou a curva do gráfico de taco de hockey” - A reconstrução das temperaturas feita por Ljungqvist é muito similar a outras reconstruções por Moberg e Mann.

165 - "Remover todo o CO2 faria pouca diferença" - Remover o CO2 faria com que a maior parte da água contida no ar se precipitasse sob a forma de chuva, o que cancelaria a maior parte do efeito estufa.

Fonte: Revista Fórum

 

Exibições: 455

Tags: CO2, Terra, aquecimento_global, ciência, clima, céticos, ecologia, meio_ambiente, meteorologia, mitos

Comentar

Você precisa ser um membro de Retrans - Rede Transcultural Holista para adicionar comentários!

Entrar em Retrans - Rede Transcultural Holista

Comentário de Paulo R.C.Medeiros em 17 agosto 2011 às 12:19

James Lovelock, assim como muitos outros pesquisadores do ambiente, já fez todas as advertências necessárias. Até 2020, muitas coisas vão acontecer, sendo o mais grave um colapso civilizatório (econômico, ambiental e social). Seria a maior "tsunami" que poderíamos esperar.  Tudo dependerá do que fizermos até essa fatídica data.

 

Esse marco temporal e crítico estava sendo aguardado para o ano 2030, mas pesquisadores o rebaixaram, sensata e realísticamente, para 2020. Se nada fizermos ou fracassarmos em nossas tentativas, nossa hospedagem na Terra ficará em perigo. Talvez percamos o direito de, como espécie, a continuar habitante este belo Planeta.

Esta visão das coisas precisa alcançar o mundo político e econômico. Não se pode mais deixar o comando do mundo àqueles que, de um lado, preocupam apenas com os lucros imediatos, e, de outro, políticos interessados apenas nos resultados das próximas eleições.

 

Precisamos, verdadeiramente, de uma grande revolução: de bom senso, responsabilidade, ética, honestidade, solidariedade, fraternidade e compaixão. Precisamos de coragem de bradar aos quatro cantos do mundo e assumir a resposabilidade por isso: BASTA!

Essa batalha é, portanto, de todos nós e sem nenhuma exceção. Temos de examinar, com muita clareza de consciência, o que estamos contribuindo individualmente para que esse caos mundial prossiga.

 

O tempo da mera indignação já passou. Pensávamos que a nossa inconformidade diante dos problemas globais seria suficiente para mudar alguma coisa. Muitas coisas mudaram, mas a velocidade dessas mudanças positivas não consegue acompanhar a voracidade daqueles que se tornaram especialistas em destruir o mundo, em muito maior número e poder.

Todo o nosso esforço deve dirigido à pesquisa do futuro próximo, o desenvolvimento de cenários futuros e o que pode ser modificado aqui e agora, enquanto há tempo para isso. Temos de formar as novas gerações para esse futuro próximo, pois serão elas que tomarão conta da Terra em breve. A esperança para o futuro está integralmente depositadas nessas gerações vindouras ou mesmo nas crianças que, hoje, brincam inocentemente e sem saber o que encontrarão dentro de alguns anos. Cuidemos delas com carinho, pois são o nosso verdadeiro tesouro.

Vivemos um momento maravilhoso e de grandes oportunidades. Isso nunca aconteceu antes em nossa história. Mas o sonho poderá tornar-se um grande pesadelo se não agirmos logo. Não podemos esperar que surja uma "mão salvadora" que ampare a todos. Faz parte da programação cósmica, que a vida emergente tenha de provar que é capaz de prosseguir e vencer todos os desafios que surjam.

Comentário de Suely Pereira em 17 agosto 2011 às 10:15
Eduardo muito boa essa postagem,
e muito complexo o assunto.
Grata por compartilhar e muita Luz em sua vida.
Suely
Comentário de Hélcio Totino em 16 agosto 2011 às 15:23

Muito bom Paulo.

Precisamos, mesmo, de maior divulgação para a réplica às criticas dos céticos.

O inteiro teor do documento evidencia a complexidade do assunto.

Obrigado por mais esta excelente postagem.

Namasté!

 

Comentário de Eduardo Sejanes Cezimbra em 16 agosto 2011 às 12:13

Caro Paulo,

Concordo contigo, de fato, esta lista nos ajuda muito a nos posicionarmos com muito mais consistência nos debates e diálogos em que inevitavelmente nos envolvemos.

E, nos lembra bem, quem está financiando os tais "céticos", mas não muito, a julgar pelas suas "crenças".

Grato,

ABC fraterno

Comentário de Paulo R.C.Medeiros em 16 agosto 2011 às 12:04

Caro Cezimbra,

Tudo o que precisamos saber a respeito das mudanças climáticas está nesta lista.
É a lista mais detalhada que já vi. Os céticos são apoiados pelos conglomerados industriais e recebem altas subvenções. Esta é a razão pela qual conseguem fazer grande alarde. Já os outros, os realistas, recebem poucas subvenções e seu trabalho segue,muitas vezes, no maior dos silêncios.

Vou postar esta lista no grupo das ecovilas - MBE.

Abraços

 

Paulo R.C.Medeiros
Brasilia - DF

Translate

Badge

Carregando...

Últimas atividades

Jayme Bueno postou um status
"são as nossas boas ações, que nos permitem permanecer próximos A Deus."
2 horas atrás
Ícone do perfilHá 3185 postagens no blog no Retrans - Rede Transcultural Holista
5 horas atrás
Posts no blog por Eduardo Sejanes Cezimbra

O Povo das Caixas

"O Povo das Caixas" foi como um pajé  Kaingáng chamou aos brancos.Fica mais uma vez comprovado o poder de nominar dos índios , pois é cada um na sua caixa separado do mundo.Ver mais...
6 horas atrás
Eduardo Sejanes Cezimbra postou um status
"A fragmentação do conhecimento está sendo mortal para a humanidade, alerta o cientista brasileiro, Antonio Nobre, pesquisador da floresta."
7 horas atrás
Jayme Bueno postou um status
"sobre assuntos, sem interesse no Bem em comum, mantenha prudente distância."
ontem
Jorge Soares atualizaram seus perfis
quarta-feira
Jorge Soares postou vídeos
quarta-feira
Jayme Bueno postou um status
"se palavras não mudam o que seja, o silêncio em ação, acompanhado de raciocínio e fé, transformam."
quarta-feira
Eduardo Sejanes Cezimbra postou um status
"Esperamos o momento em que o poder do amor substituirá o amor ao poder. Então o nosso mundo conhecerá as bênçãos da paz. William Gladstone"
quarta-feira
sonia maria góes shafa postou fotos
terça-feira
sonia maria góes shafa postou um status
"Colocando mensagens nos Blogs que tenho, nas Comunidades do Google que riei como soniamaria góes,Sonia"
terça-feira
sonia maria góes shafa e ana maria gomes de bulhoes agora são amigos
terça-feira

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Fórum

Maior Passaro do Mundo Brasília

Iniciado por CARLOS ALVES em Exemplo de título domingo. 0 Respostas

 Olá pessoal, como estamos passando por periodo de eleiçõesEstou enviando este meu trabalho (Link) para que vejam a importância de Brasília na América do Sul.Obs.: Está em PowerPoint e tem +/- 5 MB, daí o motivo de esta compactado em.zip---http://www.nostra-damvs.net/Maior-Passaro-do-Mundo-Brasilia-rev_27-02-2008.zip---Carlos Alves…Continuar

SIM PENSAMENTO: A MEDITAÇÃO DA NOVA ERA!

Iniciado por Striquer ~ Retransmitindo em Exemplo de título. Última resposta de Striquer ~ Retransmitindo 6 Set. 1 Resposta

A meditação do homem moderno já não pode mais ser a meditação do monge que sai da vida para o seu autoconhecimento. O “sim pensamento” é a meditação automática no corre-corre do dia-a-dia.Meditar na modernidade é viver o momento mesmo em meio ao caos; o agora integral! Meditar, nos novos tempos, é curtir o instante imediato mesmo estando em sincronia com a manifestação da mente no mundo que acontece com uma dinâmica estonteante; o ser em sinergia!Não dá para esperar o lugar adequado nem dá para…Continuar

antes Bem Feitor depois Sábios

Iniciado por CARLOS ALVES em Exemplo de título 7 Ago. 0 Respostas

Estou colocando em meu site mais um capítulo (nº 24) do qual o Tema é “O porque vivemos e qual o motivo da vida”.E isso só é entendido quando se completa a leitura até a página final.Seguir linkhttp://www.nostradamvs.net/antes-Bem-Feitor-depois-Sabios.pdf Acredito que seja o último capítulo do site.Obrigado …Continuar

Blavatsky Comenta a Mediunidade

Iniciado por evaldo berwig em Exemplo de título 6 Ago. 0 Respostas

Textos de estudo que permitem uma melhor compreensão da mediunidade, do processo pós-morte e da reencarnação, bem como algumas semelhanças e as muitas diferenças entre a filosofia espírita e a Teosofia podem ser lidos nos websites que fazem parte desta rede de informação solidária. Um exemplo é o texto “Os Sete Princípios da Consciência”, que pode ser encontrado na “Lista de Textos por Ordem Alfabética” do website. São úteis também os textos que constam na seção temática “A Reencarnação e a Lei…Continuar

A PROPÓSITO DE TRANSFORMAÇÕES

Iniciado por Jaime Ruela em Exemplo de título 28 Jul. 0 Respostas

                      O momento crucial, diríamos mesmo, crucialíssimo, que a civilização atual vive, habitando o aflito e martirizado planeta Terra do sistema solar de Ors, é o momento cósmico de maior relevância até hoje suportado pelo referido planeta e os seus habitantes. E é um momento cósmico porque tem a ver com a Mecânica Celeste que se cumpre na base do processamento de ciclos existenciais, vulgarmente conhecidos por Eras.A Era atual, a Era de Aquário, “substitui” a Era de Peixes desde…Continuar

Tags: Consciência, de, Ampliação, Transformações

Caridade, sem a qual a fé é inútil para se evoluir!

Iniciado por Striquer ~ Retransmitindo em Exemplo de título. Última resposta de evaldo berwig 18 Jul. 1 Resposta

Oração... Oração... Oração de joelhos...Venha a nós... Venha a nós...E o Vosso Reino nada!Nem só das sobras do pão é feita a boa ação,é hora de ação na caridade, sem a qualnão há utilidade santa no dizimo!Nova Era de portais multidimensionais;alinhamento de planetas...Portal 11:11... Portal 12:12Óh! Que energia!.... E caridade Zero : Zero!É a Era de abrir o portal da caridade, sem a qualnão se entra nos portais do céu!Chamam um XamãÓh! Que paz!... Oh! Que viagem!E na bagagem nada de…Continuar

Por que $erá que os conglomerados produzem tanto substâncias cancerígenas quanto contra o câncer?

Iniciado por Eduardo Sejanes Cezimbra em Exemplo de título. Última resposta de Striquer ~ Retransmitindo 27 Jun. 1 Resposta

A guerra suja da Syngenta contra o cientista Tyrone HayesO trabalho de pesquisa do cientista Tyrone Hayes mais parece um roteiro pronto para um diretor como Martin Scorsese.A jornalista Rachel Aviv, da revista New Yorker, contou a saga de Hayes em nome da Ciência.Uma pesquisa que bateu de frente com a Syngenta, a gigante suíça que fabrica pesticidas e vende sementes.O comentário é de Heloisa Villela, publicado pelo sítio Viomundo, 25-02-2014.Em 1998 Tyrone Hayes já trabalhava no laboratório de…Continuar

Tags: pesquisa_científica, venenos, agrotóxicos, câncer

Financiamento coletivo, ideias,

Iniciado por lucia pantke em Exemplo de título 4 Maio. 0 Respostas

Entrevista maravilhosas acontece no Centro Cultural do Banco do Nordeste, uma delas com um poeta divino que e Belchior e outros grande nomes da musica nao so do nordeste mas brasileira.http://www.youtube.com/watch?v=LQnlczSXUAQ&feature=share&li...Artista Plastico Derlon de Almeida http://youtu.be/SyfYJjduiNI…Continuar

Notas

Tutorial RETRANS

Algumas informações básicas.

Na sua página pessoal (“Minha Página”) você pode criar um blog sobre sua rede, atividade ou interesse, clicando em "+Adicione uma mensagem no blog".

As atualizações do seu blog aparecem na página principal, o que dá mais visibilidade para seu texto!

Para colaborar com essa rede, você pode responder aos fóruns e fazer upload de vídeos e fotos de momentos marcantes de nossas redes ou de conteúdos afinados com a comunidade. Estas opções estão marcadas…

Continuar

Criado por Eduardo Sejanes Cezimbra 4 Mar 2011 at 8:24. Atualizado pela última vez por Eduardo Sejanes Cezimbra 12 Ago, 2012.

Recuperando sua senha na RETRANS

A recuperação de senhas se faz através do seu e-mail de inscrição (lembre-se que deve ser o que usou na inscrição) na RETRANS.

Basta digitar o seu e-mail no login e clicar em "esqueceu sua senha?" que o programa envia instruções para nova senha através de sua caixa-postal.

Também podes entrar pelo Facebook,Google ou Yahoo (abaixo do login), coluna superior direita na página principal.

Continuar

Criado por Eduardo Sejanes Cezimbra 15 Mar 2011 at 14:21. Atualizado pela última vez por Eduardo Sejanes Cezimbra 15 Mar, 2011.

© 2014   Criado por Eduardo Sejanes Cezimbra.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço