Retrans - Transnet

Tecendo Redes de Saberes e Conversações

Florais & Terapias Alternativas

Informação

Florais & Terapias Alternativas

Bem Vindos! Este é um sub-grupo Retrans aberto a discussões sobre a arte de curar através das Essências Florais e suas relações com outros tratamentos: casos, referências, insights, dúvidas, trocas.

Membros: 60
Última atividade: 23 Jan

Projeto S.O.S Floral consolida atendimento na região serrana pós-tragédia

 Associação Rioflor a rel="nofollow" href="mailto:rioflorrj@gmail.com" target="_blank">rioflorrj@gmail.com> escreveu:

Estive pela segunda vez em Teresópolis, para um encontro com as terapeutas que estão trabalhando nesse projeto Serra Fluminense. Teríamos uma reunião com a Dra. Luciana Borges, sub-secretária da Saúde, agendada por Tânia Tristão.

Combinei com Bárbara Groth, que estaria começando atender nesse dia  a Força Nacional, que chegaria mais cedo para participar do atendimento, com ela e Graça.  Bárbara teve a idéia de propor ao Comandante da Força,  um atendimento aos efetivos da tropa e a proposta foi muito bem recebida.

 

Eu penso que esse foi um dia abençoado!  Tudo que fizemos, excedeu nossas expectativas e em um tempo muito curto. Chovia e parava e voltava a chover. O sol ameaçava e sumia. Mas, havia uma claridade, uma sensação de algo bom e que a chuva estava limpando a tensão.

E, posso lhes dizer, tivemos nesse dia um salto quântico no trabalho realizado em Teresópolis.  A pequena e competente equipe,  trabalhando como pode e onde pode,  junto com Rioflor, e com o apoio impressionante  da Dra. Luciana, está fazendo a diferença e fazendo avançar a Terapia Floral.

 

Teremos, a partir do dia 17, um local central para atendimento. Uma sala cedida no posto de saúde CES, no centro de Teresópolis. Poderemos agora organizar uma tabela de atendimentos para os voluntários do Rio que desejarem participar..

E mais que isso, foi acenada pela Dra. Luciana a possibilidade da continuidade do trabalho, no atendimento à Saúde da Família.

 

O Universo está, realmente, conspirando a favor da Terapia Floral no Rio de Janeiro, colocando as pessoas certas no nosso caminho.  Depois uma grande tristeza, de um imenso  desespero, estamos vivendo um momento de Luz e Transcendência,  como as flores do Sweet Chestnut, rebrilhando nos céus da Serra Fluminense. Nossa imensa gratidão a todos que tem participado de todas as formas. Ao Brasil todo, da Amazônia ao Chuí e ao auxilio internacional

Como estão vendo, hoje é um dia de grande felicidade para mim, e espero, para todos.

 

Carinhosamente,

Lizete de Paula

 

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Florais & Terapias Alternativas para adicionar comentários!

Comentário de Dhan em 29 dezembro 2012 às 22:37

Grata, Iracy, forte abraço e torcida por uma 2013 de grande contentamento.

Comentário de IRACY COELHO DE MENEZES MARTINS em 26 dezembro 2012 às 17:00

Depois de uma fase reclusa, fui inspirada a entrar na REDE e me deparei com convites os quais me honra aceita-los...Em especial nesse momento em que acredito precisar muito dos amigos espirituais...

Que DEUS, nosso PAI, nos permita trocas de amor e paz em nossos corações....

Bjs no coração

Mel

Comentário de Dhan em 10 fevereiro 2011 às 13:13
Amig@s da Retrans,
Publico aqui uma cópia de carta escrita por nossa organizadora do voluntariado Floral para a Região Serrana.
É um belo trabalho e creio que possa motivar todos os profisisonais que lidam com esta maravilhosa vibração curadora.
Gde abraço,
Regina Aradhan

Queridos Amigos e Parceiros dessa maravilhosa REDE DE LUZ:

Ontem cedo tivemos uma importante reunião em Friburgo, com a representação dos municípios atingidos, do Estado e da União. Recebemos esse convite em função dos depoimentos da Coordenadora de Saúde Mental de Petrópolis, Maria Célia Machado, na última reunião, em que expôs que a situação de Petrópolis é muito tranquila graças à atuação de uma equipe de Terapeutas Florais Voluntários que está fazendo um eficiente trabalho de atendimento às vítimas.

Éramos ao todo sete terapeutas de Petrópolis, uma de Areal (um dos municípios a que estamos dando apoio), cinco terapeutas do Rio (representantes da Rioflor, do Conaflor, e da UFRJ) e uma de Friburgo.

Nossa coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Petrópolis fez uma explanação do que está acontecendo no município e como a Terapia Floral está sendo importante no atendimento às vítimas, através do trabalho organizado e eficiente da equipe de Terapeutas Florais Voluntários que se criou.
Em seguida, a Rosângela Teixeira, presidente da Rioflor, falou sobre a Terapia Floral e sobre a ajuda e o apoio que esse trabalho vem recebendo da Rioflor, dos pesquisadores nacionais e internacionais e dos terapeutas e simpatizantes de todo o Brasil.
Depois, a Jurema Gouvea falou estar representando também a UFRJ e a Lizete de Paula falou como representante do Conaflor, lembrando a aprovação da Lei Estadual em que a Terapia Floral está inserida.

Em seguida, em nome do grupo de Terapeutas Florais Voluntários de Petrópolis, fiz uma explanação mostrando inicialmente que a Terapia Floral se encontra muito bem estruturada no Brasil: temos entidades representativas da classe a nível nacional, estadual e municipal. Coloquei que a Terapia Floral está nas Universidades (IBEHE e USP, em S. Paulo, e UERJ inicialmente, depois UFRJ, no Rio), estando inclusive inserida no Curso de Graduação em Enfermagem da USP. Está também inserida no SUS como Terapia Complementar, através de Lei Estadual, apresentada pela deputada estadual Inês Pandeló (Lizete distribuiu a cópia do Diário Oficial).

Expliquei que a calamidade em Petrópolis encontrou a Terapia Floral perfeitamente estruturada e ativa, com toda uma infra-estrutura de serviço voluntário montada e funcionando, realizando atendimentos sociais desde 1993, tendo feito nos últimos anos 7.463 atendimentos. É um serviço inteiramente auto-sustentável, que se utiliza exclusivamente da mão de obra de terapeutas florais voluntários. Este serviço é completamente auto-sustentável e se mantém através de doações que viabilizam o preparo dos florais para os atendidos, Há mais de uma década existe uma parceria informal entre a Prefeitura e esse serviço, com o encaminhamento dos alunos da rede pública de ensino para tratamento com a Terapia Floral no Núcleo de Atendimento Popular, que funciona há 10 anos em espaço cedido pela Ordem Franciscana de Petrópolis no Ambulatório da Pastoral da Saúde.

A existência dessa rede de serviço social operando há 18 anos viabilizou a rápida mobilização dos terapeutas para o atendimento imediato das vítimas da catástrofe que aconteceu na região serrana há 28 dias. Em apenas 15 dias, o grupo de Terapeutas Florais Voluntários de Petrópolis conseguiu atender 956 pessoas.

Nossa equipe atual, especialmente montada para a calamidade, conta com 21 terapeutas, subdivididos em grupos que dão conta das seguintes tarefas: assepsia dos vidros, preparação dos florais, atendimentos no Centro de Cidadania, atendimentos nos abrigos e residências que acolheram os desabrigados, atendimentos em outros municípios (Areal, São
Comentário de Marly Cuesta em 8 fevereiro 2011 às 8:35
Querid@s,
Sensibilizada elo fraterno convite para este grupo de
pessoas especiais,
Luz para tod@s,
Comentário de TV HOLÍSTICA em 9 janeiro 2011 às 22:19
Cinco motivos para desconfiar das Terapias Alternativas:
Comentário de Maria Aparecida Nasser em 25 outubro 2010 às 23:29
Fiquei arrepiada com este som de passaros
Comentário de Maria Aparecida Nasser em 25 outubro 2010 às 23:20
Sempre gostei de estudar Florais, já tomei, mas não cheguei á trabalhar com os florais..
Comentário de ॐFLOR ॐ DE LISॐ em 5 outubro 2010 às 10:15
Comentário de Sandra Olivieri em 10 setembro 2010 às 16:05
Conheço os florais desde 1991 e me apaixonei imediatamente, fui procurar treinamento para poder auxiliar meus animais e só dois anos depois comecei a atender os seres humanos. Amo florais, eles me proporcionam tudo que preciso para trabalhar as emoções, sensações e doenças fisicas.
Comentário de José Vitor Centeno Rodrigues em 21 maio 2010 às 0:01
Trabaho também com terapia floral na grande Floripa. Gostaria muito de teclar com este grupo, trocando idéias e experiências. Namastê.
 

Membros (60)

 
 
 

Translate

Badge

Carregando...

Últimas atividades

Jayme Bueno postou um status
"vazio é o não preenchido, pleno, só o que permitirmos."
2 horas atrás
Jayme Bueno postou um status
"há dias difíceis, jamais impossíveis."
ontem
Dilva de Carvalho é agora um membro de Retrans - Transnet
quarta-feira
Jayme Bueno postou um status
"se não há o amor, o interesse inexiste."
quarta-feira
Suely Pereira postou um vídeo
segunda-feira
Jayme Bueno postou um status
"nossos melhores feitos, serão sempre, aqueles em que existe a presença das pessoas que amarmos."
segunda-feira
Suely Pereira deu um presente para Elio Batista Salça
domingo
Jayme Bueno postou um status
"O Bem que praticarmos, transforma-se em benções, na atemporalidade de nossas vidas."
domingo
Eduardo Sejanes Cezimbra comentou a postagem no blog Gratidao de lucia pantke
"Cara Lúcia, Sim, o portal da Retrans é composto por pessoas que colaboram de forma harmoniosa e desinteressada para que ele mantenha essas qualidades que tão bem ressaltaste. E voc~e também contribuiu muito para…"
domingo
MARIAROSA COSTA entrou no grupo de Mirtzi Lima Ribeiro
Miniatura

Ebooks - linha do crescimento pessoal e espiritual

Esse grupo visa a postagem de ebooks que auxiliem ao crescimento do ser humano, tanto em nível pessoal quanto espiritual.
domingo
Suely Pereira deu um presente para Guaraciara de Lavor Lopes
domingo
Suely Pereira deu um presente para lucia pantke
domingo

Fórum de discussão

Floral da Vez

Iniciado por Dhan. Última resposta de Dhan 16 Mar, 2011. 2 Respostas

Querid@s, acho que já tinha postado esse tópico aqui com o nome de "Floral da Semana", mas não estou localizando. E antes que vs detectem o tom dramático desta supresa, vou logo  mostrando a maravilha de flor que nasce no jardim de um vizinho - minha homenageada "da vez".MAGNÓLIA, essência experimental da Califórnia, que venho usando com sucesso nas TPMs e outras situações onde o drama emocional toma proporções burlescas causando enorme constrangimento para o "ator" tão logo as cortinas se…Continuar

TERAPIA FLORAL FAZ DIFERENÇA NO S.O.S À TRAGÉDIA SERRANA

Iniciado por Dhan 21 Fev, 2011. 0 Respostas

Amig@s, tem sido mesmo impressionante o poder regenerativo das essencias florais e a integração do nosso trabalho - um grupo de terapeutas voluntárias agraciadas com senso de oportunidade e eficência - em todo este episódio da tragédia da tromba dágua que se desencadeou sobre a região serrana do Rio de Janeiro. Esta atuação terapêutica emergencial e solidária tem merecido destaque e reconhecimento tanto das instituições públicas municipais e estaduais como das entidades florais internacionais.…Continuar

QUAIS OS SISTEMAS FLORAIS QUE VC USA E POR QUE?

Iniciado por Dhan. Última resposta de Dhan 26 Out, 2010. 15 Respostas

AMIG@OS,A cada dia vemos surgir novos sistemas florais com várias novidades. Muitas vezes uma mesma flor é indicada para diferentes sintomas. Os clientes sentem-se confusos e o quadro pode oscilar tanto de descrebilidade da terapia floral como tbm uma ampliação das opções do tipo "cada um encontra o terapeuta e as flores que lhe convém". Qual é sua visão sobre esta diversidade?Grata pela colaboração,DhanContinuar

Tags: florais, novidades, sistemas., florais.

Tratamento para animais epiléticos

Iniciado por Educadora Ambiental. Última resposta de Sandra Olivieri 10 Set, 2010. 7 Respostas

Sou bióloga e trabalho com os sistemas de Bach e Butiazal com animais. A resposta para cães epiléticos foi bem melhor com os florais de Bach (essência concentrada ).Descobri que os florais de Saint Germain produziram essências concentradas e prontas, específicas para animais, como não consigo de forma alguma um informativo sobre as mesmas em nenhuma farmácia de manipulação, gostaria de perguntar se alguém já trabalhou com estes novos florais ou tenha algum tipo de experiência com animais com…Continuar

Florais e seus sistemas

Iniciado por Maria Thereza do Amaral. Última resposta de Sandra Olivieri 10 Set, 2010. 1 Resposta

Pergunto aos que atuam com florais: qual o sistema que vocês mais gostam de trabalhar, qual o que menos gostam e qual a diferença que vocês vêem entre os sistemas que vocês conhecem ?

Tags: sistemas, florais

A Flor da Semana - Ipê Amarelo, Tabebuia

Iniciado por Dhan. Última resposta de Dhan 10 Set, 2010. 2 Respostas

Esse tópico é um convite para a cada semana qq um de nós lance aqui a flor que mais chamou sua atenção durante a semana.Começo com o ipê amarelo pois hoje esse amarelo ouro me encheu a vista e a alma durante todo o trajeto de Minas até Itaipava. Lá estava ela, a Tabebuia, nos morros, à beira da BR-040, gritando, cheia de vida, Viva, e viva bem! Radiante, mostrando que a vida é um rápido flash e que deve ser aproveitada em todas as possibilidades, me fez lembrar de momentos difíceis que superei…Continuar

Repertório de Essências para os que se "preocupam demais com o outro".

Iniciado por Dhan. Última resposta de Dhan 17 Jun, 2008. 4 Respostas

Laerte, grata pela dica: eu ainda não tinha entendido o funcionamento do sub-grupo.Vou seguir sua idéia e propor um aprofundamento nesse naipe de florais proposto pelo Dr. Bach e que ele dedicou ao "Over Care for Other´s Welfare".Andava mesmo pensando na tradução desse grupo de florais qdo vc iniciou o papo com eles. Acho que nas publicações em português, o sentido mais profundo destas flores ficou um pouco confuso. Penso que "preocupação excessiva com o outro" não descreve bem a sutileza desse…Continuar

Tags: OverCare, Florais

Dr. Bach, médico Homeopata que descobriu o sistema de tratamento com essências florais.

Iniciado por Jane Silva de Azevedo. Última resposta de Jane Silva de Azevedo 14 Jun, 2008. 5 Respostas

EdwardBach (1886 – 1936) formou-se médico em Londres, em 1912. Especializou-se em cirurgia, sendo chefe do Pronto Socorro do University College Hospital. Insatisfeito com os resultados paliativos que encontrava na cirurgia, resolveu dedicar-se à imunologia e bacteriologia, no próprio hospital. Desde sua época de estudante, interessava-se mais pelos pacientes do que por suas doenças pois, sentia que ocupar-se só dos sintomas físicos não era o bastante. Descobriu vacinas injetáveis para tratar…Continuar

Tags: Dr.Bach, Homeopatia, Florais

Notas

Tutorial RETRANS

Algumas informações básicas.

Na sua página pessoal (“Minha Página”) você pode criar um blog sobre sua rede, atividade ou interesse, clicando em "+Adicione uma mensagem no blog".

As atualizações do seu blog aparecem na página principal, o que dá mais visibilidade para seu texto!

Para colaborar com essa rede, você pode responder aos fóruns e fazer upload de vídeos e fotos de momentos marcantes de nossas redes ou de conteúdos afinados com a comunidade. Estas opções estão marcadas…

Continuar

Criado por Eduardo Sejanes Cezimbra 4 Mar 2011 at 8:24. Atualizado pela última vez por Eduardo Sejanes Cezimbra 12 Ago, 2012.

Recuperando sua senha na RETRANS

A recuperação de senhas se faz através do seu e-mail de inscrição (lembre-se que deve ser o que usou na inscrição) na RETRANS.

Basta digitar o seu e-mail no login e clicar em "esqueceu sua senha?" que o programa envia instruções para nova senha através de sua caixa-postal.

Também podes entrar pelo Facebook,Google ou Yahoo (abaixo do login), coluna superior direita na página principal.

Continuar

Criado por Eduardo Sejanes Cezimbra 15 Mar 2011 at 14:21. Atualizado pela última vez por Eduardo Sejanes Cezimbra 15 Mar, 2011.

© 2014   Criado por Eduardo Sejanes Cezimbra.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço