RETRANS - REDE TRANSCULTURAL HOLISTA

Tecendo Redes de Saberes e Conversações

A ECOLOGIA DO CUIDADO

Diálogos pelo Meio Ambiente

 

Em janeiro de 2.009, durante o Fórum Social Mundial de Belém (PA), Leonardo Boff atraiu a atenção e emocionou o coração de vários jovens ali presentes.

 

Suas palavras ainda ressoam no éter planetário, sendo uma importante referência para as futuras reflexões que nortearão debates e ações durante e após a realização da Rio +20.

 

Este relevante evento planetário, por envolver decisões que terão impacto nas próximas gerações deverá, sobretudo, ser sensível aos anseios de todos os jovens por um mundo mais digno, mais fraterno, que envolva uma ampla parceria global.

 

Um evento de tamanha magnitude para o futuro planetário não poderá, jamais, deixar de voltar suas atenções para os protagonistas da futura civilização planetária: nossos jovens e as gerações seguintes.

 

Eles, sem dúvida, saberão avaliar a imperiosa necessidade de se buscar uma vivência mais harmônica, mais plena de significado, pois seus corações sensíveis manifestam a essência cósmica que vibra em ressonância com o Universo.

 

É o que já demonstrou um expressivo universo de crianças que desenvolveram propostas para ações mais responsáveis para com o Planeta, durante a Conferência Internacional Tunza, em 2011, na Indonésia.

 

Estas propostas resultaram em um documento oficial – a Carta de Bandung -  que será  encaminhada aos líderes presentes na Rio +20.

 

Por iniciativa da ONU, desenvolve-se agora, até a realização da Rio +20,  uma campanha para encaminhamento de sugestões de todos cidadãos, denominada “Campanha Meu Sonho Verde”.

 

É o momento para uma ampla ação conjunta de toda comunidade planetária, no sentido de resguardar os princípios da “Carta da Terra” para as futuras gerações, ainda somente no plano conceitual.

 

Certamente a hoje ambientalista Severn Suzuki, as crianças que

habitam nosso Planeta e todas aquelas que ainda estão por nascer, sentirão em seus corações este apelo e farão ecoar no éter as palavras de Leonardo Boff:

 

Como foi que permitimos (nós, Humanidade) chegar a este ponto ?

 

 

VÍDEO COM A MENSAGEM NA ÍNTEGRA:

 

http://www.youtube.com/watch?v=BjuQkLY5Ehg&feature=channel_vide...


Exibições: 282

Respostas a este tópico

Caros Amigos,

Esta mensagem é de autoria de Silvana Vignini.
Parabenizo a nossa amiga por este belo trabalho.
Abraços

Paulo R.C.Medeiros
Brasilia

 Paulo,

Penso que posso dizer  que esta Mensagem seja  como uma das pétalas de um imenso girassol, e ela só tenha nascido inspirada pela ressonância com todo o conjunto.

Portanto, embora única, singular, expressa esse todo que se potencializa.

O mérito é conjunto: dos que permitiram que ela fosse possível,  dos que a inspiraram em seu conteúdo e de quem soube perceber o significado do girassol, em sua totalidade.

Agradeço imensamente, Paulo, mas não posso deixar de dizer  que o mérito, em sua mais expressiva parcela, é seu.

Silvana

Aho, queridos Silvana e Paulo!

Não poderia deixar de ser tão sublime e profundo essa bela e poderosa reflexão do grande L. Boff, pensador e humanista sensível...uma nobre alma, a qual tanto admiro! Parabenizo-a pela linda mensagem e sentimentos que indubitavelmente habitam o éter juntos aos ecos amorosos da voz do Boff, de tantos outros e de tantas canções e cantos plenos de encantos que estão reencantando o mundo! Possamos mais e mais dinfundir essa preciosa mensagem, aqui, nas demais redes, na teia da vida!

Paz e Gratidão!

Wanbli

Wanbli, amigo,  irmão que canta o verde das matas no céu infinito da Grande Águia,

Nossas mentes, habituadas com os cenários e a dinâmica de cidades grandes, desabituaram-se de conhecer, compreender e perceber a harmonia sutil presente nas florestas e ambientes naturais.

E assim, distanciaram-se também, nossos sentimentos,  da sublimidade que evocam os cantos harmoniosos dos pássaros, a beleza irradiante do desabrochar das flores, os cursos d´água e horizontes que nos fazem sonhar.

São estes cenários (naturais) que permitem despertar nos jovens o encantamento pela vida e inspirá-los em suas jornadas existenciais em Gaia.

Gratidão, Wanbli, por suas palavras que refletem uma visão sensível do mundo, contemplada por uma percepção do sagrado presente na essência de todos seres, em todas manifestações e dinâmicas cósmicas.

Que as suas canções continuem a nos falar (ao coração) destas harmoniosas vibrações que captas ao som da flauta nativa.

A música nativa americana é preciosa por nos permitir vivenciar sentimentos relacionados à paz, harmonia, plenitude, inspirados por vivências preciosas da sublime arquitetura cósmica e da essência sagrada que dela transparece.

Que a sua jornada cósmica seja preenchida por toda ternura, pureza, harmonia e encanto que acompanham suas canções e o seu compartilhar destas elevadas vibrações na grande roda cósmica da vida.

Silvana 

Cara Silvana,

Só uma correção nesta relevante mensagem: o FSM em Belém do Pará foi em janeiro de 2009 e não em 1999, neste ano ainda não havia FSM.

Grato,

ABC fraterno

Prezado Eduardo,

       Muito grata por esta importante observação. Na hora de comentar a Mensagem aqui, não notei. Entretanto, no vídeo e no arquivo em pps (power-point) a data está correta.

       Um abraço fraterno.

       Silvana

Obs: Já efetuei a correção da data nesta postagem.

RSS

Translate this Network

Flag Counter

Badge

Carregando...

Últimas atividades

Suely Pereira postou um vídeo
9 horas atrás
Suely Pereira postou fotos
9 horas atrás
Suely Pereira deu um presente para gloria fernandes de souza
17 horas atrás
Jayme Bueno postou um status
"acerque-se de pessoas, que sabidamente praticam o bem; o que te importa é permanecer no Bem."
20 horas atrás
Sandra Olivieri postou vídeos
ontem
Sandra Olivieri agora é amigo de Carlos Gleb Wataghin, Eduardo Sejanes Cezimbra e Iracema Barboza de Almeida
ontem
Paulo R.C.Medeiros postou fotos
ontem
Jayme Bueno postou um status
"em fé, creia, palavras que Você disser, terão abençoado poder."
ontem
Jayme Bueno postou um status
"se a vontade for impulsionada pela fé, a realização do que buscarmos encontra-se próxima."
quinta-feira
Wagner Oliveira é agora um membro de RETRANS - REDE TRANSCULTURAL HOLISTA
quarta-feira
Eduardo Sejanes Cezimbra postou um status
"Ser e Tornar-se, Um e Muitos: as duas coisas são verdade e as duas são uma coisa só. Sri Aurobindo"
quarta-feira
Jayme Bueno postou um status
"abençoada é a Vida de todos que praticam sua fé e, amam A Deus, observe, gerações beneficiadas pelo Senhor."
quarta-feira

Fórum de discussão

Por que, após milhões de anos, as abelhas estão desaparecendo do Planeta ?

Iniciado por Silvana Vignini 13 Maio, 2012. 0 Respostas

Por que, após milhões de anos, as abelhas estão desaparecendo do Planeta ? Mensagem dedicada a todos que reconhecem o valor sagrado da Vida em todas as suas manifestações e a presença de uma Inteligência Cósmica, orientada pelo Amor Cósmico, a conduzir todos os  fenômenos vitais no Universo.. Estas mensagens visam a…Continuar

Por que, após milhões de anos, as abelhas estão desaparecendo do Planeta ?

Iniciado por Silvana Vignini 13 Maio, 2012. 0 Respostas

Por que, após milhões de anos, as abelhas estão desaparecendo do Planeta ?Mensagem dedicada a todos que reconhecem o valor sagrado da Vida em todas as suas manifestações e a presença de uma Inteligência Cósmica, orientada pelo Amor Cósmico, a conduzir todos os  fenômenos vitais no Universo..Estas mensagens visam a abordagem…Continuar

A ECOLOGIA DO CUIDADO

Iniciado por Silvana Vignini. Última resposta de Silvana Vignini 12 Mar, 2012. 7 Respostas

A ECOLOGIA DO CUIDADODiálogos pelo Meio Ambiente Em janeiro de 2.009, durante o Fórum Social Mundial de Belém (PA), Leonardo Boff atraiu a atenção e emocionou o coração de vários jovens ali presentes. Suas palavras ainda ressoam no éter planetário, sendo uma importante referência para as futuras reflexões que nortearão…Continuar

Agradecimentos - 04/01/2012

Iniciado por Lígia Rocha Carrijo 4 Jan, 2012. 0 Respostas

              Já estamos no quarto dia do novo ano,               a sua entrada com tantos festejos, brindes, abraços, fogoscolorindo o céu, já é passado, como o ano que se findou.            Mas é como uma nova vida começando...            Devemos elevar as nossas mãos para o céu em gratidão, ao nosso Criador que     nos deu um espírito completo e um corpo apesar de ser temporário, é a nossa vida!           Se hoje estamos aqui desenvolvendo os dons da inteligência, dos feitos,     da…Continuar

O CAMINHO DE ENCONTRO À PONTE DO ARCO-IRIS

Iniciado por Silvana Vignini. Última resposta de Silvana Vignini 3 Jan, 2012. 2 Respostas

HÁ UM CAMINHO QUE ANTECEDE AQUELE PRESCRITOPELAS ORDENS RELIGIOSAS, MÍSTICAS E ESOTÉRICAS ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS. É O RECONHECIMENTO DO PRIMADO DA VIDAE DA CONSCIÊNCIA.A INICIAÇÃO POSSÍVEL PARA TODOSOS SERES HUMANOS. É O SALTO QUÂNTICO DA HUMANIDADE. É, TAMBÉM, O PONTO ONDE TODO O CONHECIMENTOACUMULADO EM MILÊNIOSTERÁ DE…Continuar

A SABEDORIA ANCESTRAL E O BEM VIVER

Iniciado por Silvana Vignini. Última resposta de Arnaldo Ribeiro ou Israel 2 Jan, 2012. 3 Respostas

      O que entendemos hoje por bem viver ?      Já nos primeiros anos de vida,  a visão de mundo de uma  criança é ofuscada por um apelo ao consumismo, afastando-a, precocemente, da vivência de sentimentos naturalmente presentes na infância, em sua interação com o Universo, como o encantamento pela Natureza, suas…Continuar

Xingu vive em nossos corações mas não no de nossos governantes !

Iniciado por Silvana Vignini. Última resposta de Silvana Vignini 17 Dez, 2011. 2 Respostas

"O juiz Carlos Eduardo Castro Martins, da Justiça Federal no Pará, revogou, nesta sexta-feira, a liminar que ele mesmo havia concedido e que determinava a paralisação das obras de construção da Hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu, local onde são desenvolvidas atividades de pesca de peixes ornamentais pelos associados da Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira (Acepoat). "…Continuar

Solstício de Verão 2011 e Abertura do Portal para 2012

Iniciado por Silvana Vignini. Última resposta de Wanbli Gleshka 14 Dez, 2011. 1 Resposta

Já nos perguntamos algumas vezes se, acaso, nossos pensamentos não teriam a natureza do vento que, à semelhança dos ventos cósmicos, imprime movimentoem forma interativa? Nossos ancestrais tinham uma nítida percepção dessas forças cósmicas. Cada Solstício ou Equinócio tinha a sua conotação…Continuar

POR QUE UMA PRECE CHEROKEE ?

Iniciado por Silvana Vignini. Última resposta de Silvana Vignini 9 Dez, 2011. 3 Respostas

Muitas vezes o ser humano sente-se procurando por algo, alguma informação, algum afazer que preencha aquele vazio que o faz questionar a sua existência. O espaço religioso de cada ser é realmente sagrado, mas ao contrário do que é lugar comum ouvir-se nas doutrinas religiosas - de que o vazio é a falta da religião ou de um contato pleno com Deus através da oração - estamos em uma era em que a verdadeira oração é feita de muitas formas diferentes, tais como palavras que purificam através de sua…Continuar

Amor Incondicional pela Terra

Iniciado por Silvana Vignini 8 Nov, 2011. 0 Respostas

 “A Terra, sua vida eu sou,A Terra, seus pés são meus pés,A Terra, suas pernas são minhas pernas,A Terra, seu corpo é o meu corpo,A Terra, seus pensamentos são meus pensamentos,A terra, sua fala é minha fala.”(Canto Navajo)     (Vídeo reeditado em segunda versão e composto de 2 partes, referente ao conteúdo da Mensagem de número 079/100,  da série "O Futuro da Humanidade e a Civilização Solar", de Paulo R. C. Medeiros.  Agradeço a todos que vem compartilhando das Mensagens da -Civilização…Continuar

Notas

Tutorial RETRANS

Algumas informações básicas.

Na sua página pessoal (“Minha Página”) você pode criar um blog sobre sua rede, atividade ou interesse, clicando em "+Adicione uma mensagem no blog".

As atualizações do seu blog aparecem na página principal, o que dá mais visibilidade para seu texto!

Para colaborar com essa rede, você pode responder aos fóruns e fazer upload de vídeos e fotos de momentos marcantes de nossas redes ou de conteúdos afinados com a comunidade. Estas opções estão marcadas…

Continuar

Criado por Eduardo Sejanes Cezimbra 4 Mar 2011 at 8:24. Atualizado pela última vez por Eduardo Sejanes Cezimbra 12 Ago, 2012.

Recuperando sua senha na RETRANS

A recuperação de senhas se faz através do seu e-mail de inscrição (lembre-se que deve ser o que usou na inscrição) na RETRANS.

Basta digitar o seu e-mail no login e clicar em "esqueceu sua senha?" que o programa envia instruções para nova senha através de sua caixa-postal.

Também podes entrar pelo Facebook,Google ou Yahoo (abaixo do login), coluna superior direita na página principal.

Continuar

Criado por Eduardo Sejanes Cezimbra 15 Mar 2011 at 14:21. Atualizado pela última vez por Eduardo Sejanes Cezimbra 15 Mar, 2011.

Retransações

Osho fala sobre o Papa, maravfilhoso...

http://www.palavrasdeosho.com/2013/02/nao-sou-contra-o-papa-sou-favor-da.html#ixzz2ZopqtA3Y Pergunta a Osho: Você é tão contra o papa... Isso é porque a

Vídeo: 'Comemos e morremos, ou morremos de fome'... ?

http://www.youtube.com/watch?v=Qno5yaGGnyc 'Comemos e morremos, ou morremos de fome'... ? www.youtube.com Divulgue, (compartilhe o vídeo em seus canais, ou

Espionagem dos States sobre o Lula...

C é verdade, não sei, talvez, mas o BR é muito rico, menos para seu pobre povo... AQUI ESTÁ UM DOS MOTIVOS DA ESPIONAGEM AMERICANA. SAINDO DO FORNO,

Gastos do povo do BR com o Papa, uma piada !

Óbvio que enviar esta mensagem é dar a cara para apanhar, mas tem relações comn tudo, com a terra, nutrição, politica, religião, como deve ser Há muita

Sobre Caçador critica nosso projeto de Educação Ambiental

retrans@... Caracas Jonas Tú é macho demais Sou um viado então, eu não sabia que era até hoje Pô, amo tanto  vida, os sons da natureza Os

© 2014   Criado por Eduardo Sejanes Cezimbra.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço